Fórum - MetodoPUA - A arte de Seduzir!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Fórum - MetodoPUA - A arte de Seduzir!

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Como combater alguns vícios de leitura

2 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Como combater alguns vícios de leitura Empty Como combater alguns vícios de leitura Dom maio 08, 2016 10:03 am

Samuel

Samuel
Administrador
Administrador

Como combater alguns vícios de leitura Subvocalizacao

Vícios são as coisas que fazemos quase que sem saber ou de modo inconsciente, automático. A maioria dos vícios de leitura foram aprendidos na idade escolar, durante o processo de alfabetização. Tais vícios tornam a leitura menos veloz, cansativa, de difícil compreensão e retenção.

Para perder um vício você deve descondicioná-lo e condicionar um novo comportamento a fim de preencher o espaço vazio. A eliminação dos vícios de leitura é fundamental para que a Leitura Dinâmica funcione. Veja a seguir 7 vícios de leitura:

O QUE NÃO FAZER = VÍCIOS DE LEITURA

Código:
1. Ler palavra por palavra.
2. Ler silabicamente
3. Ler repetindo oralmente (sussurrar).
4. Ler c/  movimentos labiais (subvocalização).
5. Repetir mentalmente o que lê.
6. Mover a cabeça quando lê.
7. Usar apoios.

O QUE FAZER

Código:
1. Ler o conjunto = leitura por frase.
2. Ler o conjunto = leitura por frase.
3. Ler sem repetir oralmente.
4. Não mover os lábios. Só os olhos.
5. Não usar a “voz interna”, “voz mental”.
6. Movimentar só os olhos.
7. Ler sem apoios.

1. A leitura palavra por palavra cansa porque muitas das palavras servem apenas para “fazer volume”. Não alteram o sentido do texto. Além disso perde-se  velocidade quando lemos palavra por palavra, de modo isolado. Faça leitura por unidade de pensamento, por frase. Entenda o conjunto e não se prenda a detalhes.
 
2. A leitura silábica ( si-lá-bi-ca ) cansa também. Perde-se velocidade. Ler silabicamente é pior do que ler palavra por palavra. A quantidade de movimentos oculares que este vício provoca, resulta em  cansaço na leitura e também causa dores de cabeça.
 
3. Vocalização ou leitura sussurrada limita a velocidade da leitura à velocidade da fala que é de +/- 100 palavras por minuto. Use a voz apenas para falar. A alfabetização que ensina a ler falando, a falar em voz alta para o professor avaliar a leitura, pode criar o vício da  vocalização posteriormente.
 
4. Subvocalização. A vocalização poderá ocorrer sem o som propriamente dito, movendo-se apenas os lábios. A isto dá-se o nome de subvocalização. Não há necessidade de se mover os lábios. Movimente apenas os olhos. Quando vocalizamos com ou sem som, aumenta o trabalho mental sem necessidade, pois o cérebro terá que coordenar a articulação das palavras. Os exercícios de aumento velocidade o farão quebrar o vício de subvocalizar. A velocidade grande ( mais de 300 palavras lidas por minuto) não permite a subvocalização (100 palavras lidas por minuto).
 
5. Repetição mental do que lemos. A velocidade do pensamento é maior do que a velocidade de leitura. Repetindo-se mentalmente o que lemos estimulamos a falta de concentração, cria-se espaço para divagações e diminui a velocidade da leitura.
A repetição mental é a chamada “voz interna” estimada em + / – 200 palavras lidas por minuto.
 
6. Mover a cabeça da direita para a esquerda ( e vice-versa ) é inútil e cansa. Condicione-se a ficar com a cabeça parada e a mover só os olhos. Manter a cabeça parada permite que os olhos saltem com maior precisão pelas frases. Quem move a cabeça enquanto lê, está fazendo com a cabeça o que os olhos deveriam fazer.

7. Usar apoios. Algumas pessoas têm o hábito de acompanhar a leitura com réguas, apontando ou utilizando um objeto que salta “linha a linha”. O movimento dos olhos é muito mais rápido quando é livre do que quando o fazemos guiado por qualquer objeto.

Texto extraído da apostila do nosso curso de Leitura Dinâmica.

VOCÊ TEM ALGUM VÍCIO DE LEITURA? DEIXE NOS COMENTÁRIOS!







pABLOPC


Membro
Membro

Nossa Professor Samuel que post excelente muito desses vícios eu tenho, vou procurar evita-los,

Obrigado!

Samuel

Samuel
Administrador
Administrador

pABLOPC escreveu:Nossa Professor Samuel que post excelente muito desses vícios eu tenho, vou procurar evita-los,

Obrigado!

Isso ai meu amigo! Precisando já sabe! Conte comigo!

Atenciosamente, Samuel.

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos